Gente

Gente: Suely Fatima

Uma empresa com foco em gente, que adota as melhores práticas do mercado de trabalho e possui uma política efetiva de recursos humanos, pautada na capacitação, desenvolvimento, saúde e segurança de seu colaborador e no investimento em programas de reconhecimento.

Trabalhar na Oi é para quem tem um pensar mais ousado, uma vontade de deixar sua marca no mundo.

A Oi é uma empresa de pessoas que apostam na inteligência e ousadia pra fazer diferença. A sua bússola está apontada para o cliente e para o mercado. A Oi enxerga a vida sob um ângulo mais leve, mais divertido e investe fortemente em programas de reconhecimento e de qualidade de vida, além de incentivar o exercício da cidadania através do Programa de Voluntariado. Mais do que respeitar a diversidade, a Oi acredita que é esta quem faz o diferencial.

A Oi possui em seu time 11.819 colaboradores, 417 estagiários e 77 aprendizes técnicos. Do total de colaboradores, 61% são do sexo masculino e 39% do sexo feminino. Os cargos executivos são integrados por 76% de homens e 24% de mulheres.

A média de idade dos colaboradores é de 36 anos, com um tempo médio de empresa de 8 anos. A Oi está presente em 26 estados mais o Distrito Federal, com profissionais alocados em mais de 150 endereços.

Por meio de programas especializados, forma-se uma equipe de primeira linha: 390 facilitadores de Gestão, 27 Black Belts, 213 Green Belts, 385 líderes de projetos, 250 integrantes do TOP – Times de Otimização de Processos e 234 líderes de processo.

Gestão Estratégica

A Oi é a maior empresa brasileira de telecomunicações, a única com convergência total em sua área, a terceira do mundo a ter seus negócios reunidos em uma marca única. Para se inovar com qualidade, a área de Gente trabalha continuamente na adequação da sua estrutura e processos às estratégias de negócios da Companhia, de forma a viabilizar maior eficiência operacional. Com esse objetivo, em 2010 foi realizado um aprimoramento das ferramentas de controles estratégicos, através de novos instrumentos, métricas e indicadores de gestão.

Na linha da consolidação de um RH estratégico para a integração da Oi e Brasil Telecom em uma empresa de atuação nacional, em 2010 foi finalizada a unificação dos processos e procedimentos de gestão de Gente. Para isto, foi feita a padronização dos sistemas de controle de jornada de trabalho e o modelo de gestão de terceiros, bem como um aprimoramento dos processos de saúde e segurança do trabalho – com 100% da documentação legal atualizada em conformidade com a legislação aplicável.

A Companhia continuou atuando para alcançar melhorias constantes das relações do trabalho. Foram renovados todos os Acordos Coletivos de Trabalho e Acordos de Jornada de Trabalho – 2010/2012, mantendo o alinhamento com as melhores práticas de mercado bem como com as entidades sindicais. Os acordos abrangem 100% dos colaboradores da Companhia, e prevêem, além do reajuste salarial, outros itens relativos à saúde e segurança, como plano médico e odontológico, alimentação e medicamentos, e participação nos resultados – fundamentais para consolidar o processos de unificação das empresas Oi e Brasil Telecom.

Além disso, a área de Gente atuou de forma contundente nos processos de unificação e transição de contratos das empresas prestadoras de serviços de rede em planta externa e interna. Foi feito um acompanhamento das rescisões garantindo o cumprimento da legislação e eventuais contingências trabalhistas, além do apoio na estruturação e realização do processo de Conciliação Prévia com envolvimento de Sindicatos e Ministério Público do Trabalho.

A Oi respeita o direito de seus colaboradores de se associar a sindicatos, bem como garante seus direitos de negociação coletiva. A Companhia busca constantemente conciliar os interesses de ambas as partes, promovendo o diálogo com as entidades representativas no setor de telecomunicações e evitar impactos na operação.

Carreira e Desenvolvimento

Na Oi, todo colaborador tem a oportunidade de dar uma guinada na carreira profissional. Esse é o jeito de motivar o dia a dia dos times e aproveitar o que têm de melhor para contribuir com as necessidades e com o sucesso da Companhia. A prova disso é que a Oi trabalha com a Gestão de Carreira cujas principais ferramentas são o processo de recrutamento interno livre e uma estratégia de desenvolvimento profissional que, além de orientar o autoconhecimento e desenvolvimento, mostra o caminho para um bom planejamento de carreira.

Além disso, o processo de Análise de Desempenho na Oi é anual e abrange todos os colaboradores na Companhia. Em 2010, 10.428 colaboradores (80% da empresa) participaram das cinco etapas do processo, desde a autoavaliação até a reunião de feedback com o gestor. Este processo está entre os principais instrumentos de gestão de carreira dos colaboradores e representa o início do ciclo de desenvolvimento. É avaliado o desempenho individual entregue frente às competências de negócio, e a partir do qual os gaps identificados possibilitam o desdobramento de ações de desenvolvimento individual para obter equilíbrio entre o crescimento da empresa e da pessoa.

Além disso, em 2010, os programas corporativos atenderam todos os colaboradores, de todos os níveis hierárquicos. As ações provenientes do ciclo de avaliação de desempenho nas competências de negócio, juntamente com ações pontuais referentes às competências técnicas e ações de educação continuada somaram 452.560 horas de treinamento.

Nível hierárquico Total Horas Treinadas
Diretor 70 1,228.77
Gerente 762 30,551.69
Colaborador 12,205 420,779.54
Total Geral 13,037 452,56

Os programas de desenvolvimento estruturados na Oi buscam suportar os diferentes tipos de competência descritos no Modelo (negócio, liderança e técnicas) e refletem o compromisso de desenvolvimento permanente do colaborador, utilizando metodologias que suportem o crescimento profissional, tanto no cargo atual (formação e atualização) quanto para posições futuras (desenvolvimento).

Como é o caso da implantação da Trilha de Capacitação em Gestão de Projetos, um programa de educação corporativa composto por uma série de atividades educacionais, presenciais e on-line, destinadas aos líderes e integrantes dos escritórios de projetos da Oi. O objetivo principal da trilha é a consolidação do “Jeito Oi” de fazer gestão de projetos estabelecendo uma linguagem única e comum e desenvolvendo todos os líderes de projetos em suas competências técnicas, obtendo ganhos em agilidade, produtividade, desempenho e sustentabilidade para o negócio.

No desenvolvimento das competências técnicas, a Oi teve como destaque as ações de educação à distância (e-learnings), que somaram mais 40 mil horas de treinamento, além dos treinamentos voltados para atualização das equipes operacionais nos upgrades tecnológicos.

Os e-learnings oferecidos aos colaboradores abrangem temas diversos como princípios fundamentais de telecomunicações, portabilidade, regulação, feedback, coaching, sustentabilidade, gestão de controles internos, gestão de riscos corporativos, governança corporativa, modelo de gestão, análise de desempenho, ética e gestão do tempo, entre outros.

E-Learning Oi 2010

A Oi possui uma estratégia de desenvolvimento contínuo dos gestores: a Academia de Liderança. Esta iniciativa visa a promover e consolidar a cultura focada em serviços, por meio de uma metodologia de aprendizado que os desenvolve para gerir os “momentos da verdade” junto a seus colaboradores e sustentar, no dia a dia, atitudes que levem ao crescimento da Companhia. Em 2010 foram disseminados dois módulos: Jeito Oi de Liderar e Modelo de Gestão.

Já o Programa Geração – que promove o desenvolvimento de jovens talentos – alcançou em 2010 seus maiores índices em comparação com os últimos anos. Este programa movimenta aproximadamente 684 profissionais, entre jovens talentos envolvidos com seu desenvolvimento e crescimento profissional. Em 2010, foram 31.797 inscritos no programa de estágio no 1º semestre, em que foram recrutados 420 estudantes; e no 2º semestre foram 19.406 inscritos para 214 vagas disponíveis. Participaram dos processos para os Programas de Trainees, 18.405 candidatos. Destes, 11 foram selecionados para o Programa Trainee Recém-Formado, 11 para o Programa Trainee Executivo com foco em gestão, e 30 para o Programa Trainee Expert, com foco técnico. Além disso, 940 colaboradores concorreram a 25 vagas para o Programa de Desenvolvimento Acelerado.

A Oi valoriza seus talentos também pelo recrutamento interno, que é prioridade na Companhia. Todas as vagas são, em primeiro lugar, oferecidas internamente e para os cargos gerenciais, há um comitê que avalia cada candidato finalista. Em 2010, 82% das vagas abertas para executivos foram preenchidas por candidatos internos, via assessment. No geral, 61,8% das vagas abertas no ano foram preenchidas por colaboradores, por meio de recrutamento interno. Este dado torna-se ainda mais expressivo quando comparamos com o número de pessoas que demonstraram interesse em trabalhar na Oi ao cadastrarem seus currículos no sistema utilizado pela empresa (http://vagas.com): 368.728 pessoas. No ano, 176 estagiários foram efetivados como colaboradores, média de 15 por mês, 39% a mais do que em 2009. Por fim, 2.172 colaboradores tiveram promoção de cargo e de salário.

Houve uma evolução do processo de recrutamento e seleção, o que foi aferido na pesquisa de satisfação, feedback do processo e melhoria na ferramenta. Foram percebidos maior transparência no processo seletivo, mais qualidade e agilidade na contratação, bem como um aumento nas oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida

Pensando no bem-estar físico e emocional de seus colaboradores, a Oi promove uma série de iniciativas que visam à valorização, o cuidado e o reconhecimento do seu capital humano.

Dentre essas ações, pode ser citada a ginástica laboral, que ocorre nos principais prédios dos diversos estados onde a empresa atua. Em 2010, foram realizados cerca de 37 mil atendimentos.

Além desta atividade, nas salas dedicadas à qualidade de vida, os colaboradores podem agendar através da intranet corporativa sessões de shiatsu, RPG (reeducação postural global) e orientação nutricional. Em 2010, tivemos 10 mil atendimentos nas sessões de shiatsu e mais de 4 mil no RPG.

As gestantes da empresa são acompanhadas por meio de um plano de orientação telefônica, que informa, minimiza dúvidas e estimula a adesão ao programa de pré-natal essencial à saúde do bebê. É realizado um acompanhamento multiprofissional da mãe ao longo da gestação, em virtude do qual é possível auxiliar na detecção precoce de eventuais doenças típicas e colaborar para uma gravidez segura e tranquila. A gestante tem a sua disposição uma vasta gama de informações, desde a importância da consulta pré-natal até como preparar o enxoval. Ela ainda recebe os kits “Boas-Vindas ao Programa” e “Bebê Oi”. Em 2010, 190 gestantes foram atendidas por este programa. Além disso, no Acordo Coletivo 2010/2012, a empresa ampliou a licença maternidade para suas colaboradoras para até seis meses.

O Grupo de Corrida e Caminhada Oi é outra iniciativa do Programa de qualidade de vida da Oi, formado por colaboradores que querem praticar corridas, sem interesse de competição. Os treinos são supervisionados por um profissional de educação física de uma empresa especializada contratada pela Oi. Os benefícios para a Companhia e colaborador são percebidos num ambiente interno com maior espírito de colaboração, mais capacidade de concentração e trabalho em equipe.

Comunicação e cultura organizacional

O ano de 2010 foi aquele em que a comunicação com os colaboradores foi pautada por diretrizes de sustentabilidade. Seja na gestão da cultura de serviços, como na promovida pelo Programa JOIA, bem como na implantação do programa de inovação ou mesmo em eventos e brindes corporativos, o foco deste ano foi consolidar a visão de mundo e empresa sustentáveis.

Descrição para acessibilidade.Dia JOIA, evento periódico para colaboradores que focou em 2010 temas de motivação, time, cliente e futuro.

O tema foi tratado, por exemplo, no livro dedicado ao Dia das Crianças (medalha de prata no Prêmio ABA de melhores projetos de design) – um presente dado aos filhos de até 12 anos dos colaboradores, que entraram em contato com dicas de reciclagem através de uma linguagem acessível e lúdica.

Descrição para acessibilidade.Evento do Dia das Crianças,com a temática da Sustentabilidade realizado nos prédios administrativos para filhos de colaboradores.

Se, por um lado, o meio ambiente era abordado de forma educativa, os princípios eram adotados de forma estruturada, como a confecção da revista corporativa com material reciclado e proposta de design sustentável, além de custo de produção mais baixo. O relançamento da Revista Conexão não só primou por um projeto gráfico diferenciado, mas por uma abordagem inclusiva do mercado de telecomunicações: os próprios colaboradores são os principais protagonistas e clientes do veículo. O fator reconhecimento é fortemente percebido pela Companhia, mas a meritocracia não se limita aos veículos de comunicação interna.

Uma das grandes novidades de 2009 foi o lançamento de uma plataforma de colaboração web – a Inovativa. Em 2010, este movimento ganhou legitimidade e fez parcerias estratégicas para a organização. Apresentado como um espaço virtual para o colaborador compartilhar suas ideias e contribuir com as propostas dos outros colegas da Oi, o objetivo principal da ferramenta é incentivar, por meio de um ambiente de colaboração e inovação, a produção e implantação de ideias alinhadas à estratégia da Companhia. No primeiro ciclo, sobre redução de custos, cinco ideias foram reconhecidas pelo Comitê de Inovação e os colaboradores envolvidos foram premiados. Em setembro de 2010, iniciou-se o segundo ciclo da Inovativa: Qualidade no Atendimento do “Oi Móvel” e “Oi Velox” – que visa capturar sugestões que resultem na melhoria da experiência do cliente com esses serviços. Durante os dois meses de campanha, a Inovativa teve 8,5 mil acessos únicos e 152 ideias cadastradas.

Nesta linha de consolidação da cultura organizacional de uma empresa de serviços que coloca a atitude de gente servindo gente no centro da estratégia do negócio, foram reforçadas as ações do Programa JOIA – Jeito Oi de Atender e Aprender, por todo o Brasil.

Em 2010, foram realizados 224 circuitos JOIA até o mês de outubro em todo o país. Os circuitos servem para aproximar os profissionais de diferentes áreas e promover a troca de conhecimento sobre o negócio. O Espaço JOIA, que concentra todas as informações e sistemas de relacionamento do programa, foi reformulado para ficar mais moderno e mais alinhado à identidade da marca Oi. No canal de Atendimento JOIA, em que o próprio colaborador é protagonista do atendimento, foi solucionada uma média de 1.500 registros por mês, colocando sempre o colaborador no centro da cadeia de valor. E no programa de reconhecimento JOIA, onde é possível registrar um elogio a um colega ou equipe – o Joinha – foram enviados mais de 5 mil elogios individuais ou de equipe, que homenagearam mais de 3 mil profissionais, entre gestores e colaboradores.

O Dia JOIA foi realizado presencialmente no Rio de Janeiro, e transmitido simultaneamente para todo o Brasil, num total de 62 pontos conectados por vídeoconferência simultaneamente. O evento tem um clima especial, que cria encantamento e faz história, construindo cultura. Cada edição durante o ano trabalha um tema importante para a estratégia da Oi, que é abordado através de apresentações, vídeos e palestras. Nas quatro edições do evento, realizadas em 2010, foram abordados temas de motivação, time, cliente e futuro. Uma média de quatro mil colaboradores em todo o Brasil participou de cada edição do Dia JOIA, que contou com interatividade geográfica e alinhamento estratégico através da palavra do Presidente.

Por fim, as campanhas realizadas pela Oi têm como objetivo apoiar os movimentos internos e externos da companhia, engajando e mobilizando os colaboradores para uma causa específica. Em 2010, foram realizadas muitas ações. Entre as principais podem ser destacadas: lançamento do novo plano odontológico, Análise de Desempenho, Modelo de Gestão, Ações de Mercado na Região II* e Expansão da Oi TV.

*Região II: compreende os Estados das regiões Sul e Centro-Oeste, e os Estados de Rondônia e Acre.

Oi Solidária

Em todos os anos, a Oi realiza o Programa de Voluntariado. Para fazer o bem, o colaborador só precisa ter boa vontade e um tempo disponível, uma manhã ou uma tarde, para participar. O sucesso do programa da Oi se deve a vários fatores. Um deles é o engajamento constante dos colaboradores, o que mostra que a atitude de ser solidário está no DNA do público interno.

A parceria firmada desde 2003 com a Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em negócios do mundo, tem sido fundamental para incluir o colaborador num contexto maior, não apenas de dar aula, mas de ser voluntário. O programa estimula cada participante a acreditar que sua atitude faz sim a diferença para o planeta. Em 2010, foi dada continuidade ao projeto Sustentabilidade dividido em dois ciclos, com as cartilhas “Nosso Planeta, Nossa Casa” e “Atitude Pelo Planeta”, cujo objetivo foi conscientizar os jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável. O total de 1.010 colaboradores participantes compartilhou seu conhecimento com 12.281 alunos de 69 escolas públicas de 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal.

Colaboradores participantes do Programa de Voluntariado com a Junior Achievement

Além desta parceria, anualmente, entre os meses de novembro e dezembro, a Oi incentiva seus colaboradores a participarem da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, uma parceria da Oi com a ONG Ação da Cidadania. A atividade, que acontece há oito anos, arrecada alimentos, brinquedos e livros, que fazem mais feliz o Natal de crianças carentes por todo o Brasil. O objetivo da ação é incentivar a atitude solidária e colaborar na construção de um mundo melhor e mais justo. Ao todo, foram doados em 2010: 1.143 peças de roupas; 2.701 brinquedos; 1.263 livros e 1.900 quilos de alimentos não-perecíveis.

Descrição para acessibilidade.Donativos arrecadados em prédio administrativo de Fortaleza (CE) para a Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos

Principais Indicadores

2009 6802 5530 40 E05206 999999 c2c2c2 12.372
2010 5937 5818 64 E05206 999999 c2c2c2 11.819
2009 57 3903 6603 1809 E05206 999999 AAAAAA CCCCCC 12.372
2010 50 3599 6442 1728 E05206 999999 AAAAAA CCCCCC 11.819
2009 7665 4707 E05206 999999 12.372
2010 7246 4573 E05206 999999 11.819
2009 251 65 E05206 999999 316
2010 417 77 E05206 999999 494
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